Araraquara

XII Congresso de Iniciação Científica da Uniara conta com mais de trezentos trabalhos apresentados


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

XII Congresso de Iniciação Científica da Uniara conta com mais de trezentos trabalhos apresentados
Evento foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, na unidade I da universidade

15NOV2017 | 7:00   - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto: ©Uniara

O XII Congresso de Iniciação Científica – CIC da Universidade de Araraquara – Uniara contabilizou mais de trezentos trabalhos apresentados. O evento, promovido pelo Centro Integrado de Estudo e Pesquisa – CIEPesquisa da instituição, foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, na unidade I da universidade.

“Considero que o CIC, mais uma vez, foi muito bem-sucedido. Tivemos 360 trabalhos aceitos, dos quais 312 foram apresentados pelos alunos. Além disso, frequentaram o Congresso como ouvintes 520 estudantes, assistindo às mesas e aprendendo um pouco sobre os estudos. A exposição dos painéis também estava bastante movimentada”, relata a coordenadora do CIEPesquisa e do comitê de organização do evento, Helena Carvalho De Lorenzo, que aponta que o encontro já está consolidado.

Ela comenta que, além da participação dos alunos, existe uma forte colaboração por parte dos professores, “que têm prazer de participar das mesas e discutir os trabalhos”. “Eles acreditam no CIC como uma forma de aprendizado para os estudantes”, diz.

No entanto, a participação dos estudantes é o aspecto que lhe proporciona maior satisfação. “Eles ficam contentes por apresentarem seus projetos. Houve pesquisas que geraram discussões construtivas. É muito bom ver como aproveitam, e alguns já falam em voltar na próxima edição, visto que apresentaram trabalhos ainda com conclusões parciais”, destaca.

Iniciação Científica

“A Iniciação Científica – IC é uma atividade importante porque o conhecimento é algo que se aprende e que se acumula. Não nasceu pronto. A IC é um ‘tijolinho’ importante na construção da ciência, pois, por um lado, ela forma pesquisadores, sendo que o aluno que a desenvolve está mais credenciado para começar um programa de pós-graduação. Mas a IC também é para o futuro profissional. Assim, tanto para aqueles que querem prosseguir em seus estudos quanto para os que querem ir para o mercado de trabalho, fazer uma IC e apresentá-la em um congresso é uma atividade extremamente importante”, afirma Helena.

Entre as vantagens, ela menciona que os alunos aprendem a trabalhar com foco, com fundamentação teórica, de maneira coletiva, além de falarem em público e discutirem o que fazem, “sem o constrangimento de errarem ao exporem seus conhecimentos para avaliação”.

“Ter a relação orientador-orientado e criar uma afinidade de pesquisa com alguém mais experiente é bastante importante, tendo sempre a ideia de que o conhecimento é um objeto em construção. Um dos papeis da universidade é capacitar o aluno, e a IC colabora com isso. O congresso é o momento em que o aluno apresenta seu trabalho”, finaliza a coordenadora.

Informações sobre o CIC podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cic ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *