Yashuda acompanha início da retirada dos aguapés da represa do Córrego do Lajeado
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Yashuda acompanha início da retirada dos aguapés da represa do Córrego do Lajeado
| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |
IDN/Interior/Araraquara
O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) acompanhou nesse final de semana o início da retirada dos aguapés da represa do Córrego do Lajeado, localizado no Parque das Laranjeiras, Zona Oeste de Araraquara. O serviço atende uma reivindicação dos moradores e cumpre um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto em outubro do ano passado pelo Ministério Público de Araraquara, através da Promotoria do Meio Ambiente, para que o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) realizasse o serviço de recuperação da represa. O TAC resultou de um Inquérito Civil instaurado após representação formulada pelo Conselho de Moradores do Parque das Laranjeiras que solicitava uma apuração sobre as causas da proliferação de vegetação aquática nas águas da represa. O serviço está sendo realizado por empresa especializada vencedora da licitação para execução de serviços de remoção, transporte e destinação dos aguapés. Yashuda lembra que a Câmara aprovou recursos até o limite de R$ 780.000,00 para a recuperação da represa do Lajeado.
Em fevereiro deste ano, o DAAE e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram um convênio com o objetivo de cooperação acadêmica na área de Hidráulica e Saneamento, com validade de cinco anos. No final de julho, no auditório da autarquia, os alunos da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Evaldo Luiz Gaeta Espíndola, apresentaram o relatório final do estudo sobre as condições ambientais da Represa do Córrego Lajeado, que está com proliferação de macrófitas aquáticas (aguapés), em prejuízo da fauna e da qualidade da água. A partir do estudo apresentado, o DAAE além de realizar a limpeza do local, poderá combater as causas dessa proliferação para que não ocorra o retorno do problema.