Yashuda indica à Prefeitura novo programa do Ministério da Saúde para receber ambulâncias
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Yashuda indica à Prefeitura novo programa do Ministério da Saúde para receber ambulâncias
No documento, Yashuda explica que a portaria publicada em 8 de setembro, regulamenta o …
16OUT2017| 13:21 – IMPRENSA CAM – Foto: Câmara Municipal de Araraquara
O presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), fez Indicação à Prefeitura para que a Secretaria Municipal da Saúde tome as providências necessárias para que Araraquara seja inscrita no novo programa do Ministério da Saúde que prevê a liberação de recursos aos municípios para aquisição de ambulâncias brancas utilizadas no transporte sanitário.
No documento, Yashuda explica que a portaria publicada em 8 de setembro, regulamenta o investimento para a aquisição desses veículos utilizando recursos da pasta. Com isso, facilitará o acesso dos gestores municipais à ampliação desses serviços, de forma menos burocrática e mais ágil. “Até então, esse tipo de ambulância só poderia ser adquirida por meio de emendas parlamentares”, destaca Yashuda.
Pelo novo programa, a compra será feita pelo Ministério da Saúde, de forma centralizada, e a pasta vai estabelecer critérios para a distribuição dos veículos entre 5.570 cidades. Sobre esses critérios, os municípios que tiverem até 20 mil habitantes terão direito a uma ambulância; os que tiverem de 21 mil a 50 mil terão direito a duas; os que tiverem de 51 mil a 100 mil terão direito a três, e os municípios que tiverem acima de 100 mil habitantes terão direito a quatro ambulâncias.
O Ministério da Saúde liberou o valor de R$ 520 milhões para aquisição de 6,5 mil ambulâncias. Esses veículos serão usados no transporte de pacientes que necessitam de locomoção para os serviços de saúde, além de garantir o transporte de pacientes entre municípios e serviços de referência em outras cidades. Essa ação facilita o acesso a consultas, exames e internação para cirurgias.